Walter Valadares de Castro

memorial

da revolta de

trombas e formoso

Walter Valadares de Castro

Walter Valadares de Castro nasceu em 1935, na cidade de João Pinheiro, Minas Gerais. Envolveu-se com o movimento estudantil quando estudava no Colégio Lyceu de Goiânia e participava da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Participou ativamente da campanha “O Petróleo é nosso”, organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCB). Aos 16 anos ingressou no Partido.

Em 1954, aos 20 anos, deixou o emprego de funcionário público da Assembléia Legislativa de Goiás e partiu para Trombas, com o objetivo de auxilar os camponeses. Da capital, levou armas, munição, papel e um mimeógrafo para rodar os volantes de propaganda da luta camponesa.

Em 1960 vai para Cuba, numa visita oficial do Partido Comunista do Brasil. Em 1964, com a ditadura militar, foge de Goiás, vivendo em vários estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 1969 visitou a Rússia. Em 1966 foi condenado a três anos de prisão, no processo que ficou conhecido como “As cadernetas de Prestes”, incurso nos artigos 7º* e 9º** da Lei de Segurança Nacional. Volta a Goiás em 1973. No mesmo ano é preso e levado para o Rio de Janeiro. Foi solto dias depois.

Atualmente, vive em Goiânia e nunca deixou de acreditar na luta do povo.

“ Eu não tenho nenhum arrependimento de ter ido, pelo contrário, eu acho que era minha obrigação(...).Eu acho que foi válido, mais do que válido e acho que é uma pena hoje, praticamente, todos aqueles movimentos que se chamavam de esquerda e comunista, hoje todos aderiram ao poder.”

 

Fonte: Nunes, Ana Lúcia. Trombas e Formoso: o triunfo camponês. A Nova Democracia, Rio de Janeiro, p.17, ano 4, ed.29, abril, 2006.