José Ribeiro

memorial

da revolta de

trombas e formoso

José Ribeiro

Militante do PCB e um dos raros camponeses que fizeram parte do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil. Ribeiro nasceu no dia 5 de Julho de 1922, numa fazenda perto da cidade de Piracicaba, distrito de Araguari, Minas Gerais, onde viveu até os 30 anos. Nascido e criado na roça, Zé Ribeiro como era conhecido, desde os 8 anos já trabalhava como guia de carro de boi.

Ribeiro estudou pouco. Ele mudava constantemente, de fazenda em fazenda e, em período de colheita não podia estudar. Chegava a freqüentar dois a três meses de aula em um ano letivo. Quando completou 18 anos, seu pai vendeu suas terras e foram para Araguari. Lá trabalhou como entregador de pão, garimpeiro, carroceiro e até mascate. Mas a lida com a terra estava no sangue e logo voltou para a roça. Em 1951, se mudou para Goiás.

Aos 32 anos, se casou com, a também militante política, Dirce Machado. O casamento foi quase às pressas, já que haviam sido designados pelo partido para organizarem o movimento de resistência em Formoso. Chegaram à região em 1954, indo residir no Córrego da Pipoca. Em 1956, adquiriu posse na Mata do Formoso. Foi um dos fundadores da Associação dos Trabalhadores e Lavradores Agrícolas de Formoso e Trombas, da qual foi secretário. Ribeiro, juntamente com Geraldo Marques, José Porfírio e João Soares foi liderança no movimento, pelo qual após o golpe militar, foi preso e perseguido. José Ribeiro faleceu no dia 4 de Julho de 1992.

 

Fonte: A Revolta Camponesa de Formoso e Trombas, de Maria Esperança Fernandes Carneiro.