José Porfírio de Souza

memorial

da revolta de

trombas e formoso

José Porfírio de Souza

Filho de Teófilo de Souza Gil e Maria Joaquina, nasceu em 27 de julho de 1912 no município de Pedro Afonso –MA. Viveu nesta cidade até constituir família, quando se casou com a baiana Roseira / Rosa Amélia de Farias, do município de Remanso e com quem teve nove filhos, um morto e três desaparecidos.

Em 1949 soube do progresso da região sul de Goiás e foi até o local para ver suas condições. Em 16 de setembro de 1950 voltou com sua família e mais outras cinco para o município de Amaro Leite. Em 1954, sua mulher morreu aos 28 anos de idade e José Porfírio teve seu rancho incendiado por grileiros que começavam a pressionar os posseiros da região.

Em 1956 ele entrou no Partido Comunista, no ano seguinte se casou com Dorina da Silva Pinto com quem teve mais seis filhos. José Porfírio se tornou um dos líderes do conflito de Trombas e Formoso na busca pela posse das terras. Em 1960 viajou à Cuba, onde ficou 8 meses.

Em 1962 foi eleito deputado estadual de Goiás, primeiro camponês a assumir esse cargo, pela coligação PTB-PSB com 4663 votos, sendo o mais votado. Foi o 1º presidente da Federação de Agricultores e Trabalhadores Rurais de Goiás, além de presidir o Congresso de Camponeses de Belo Horizonte e Goiânia.

Em 1964, com a Ditadura Militar, foi considerado foragido da Justiça e em 1972 foi preso na Fazenda Riachão, em Angelical – MA. Foi condenado a seis meses de prisão, sendo solto em 07 de junho de 1973. José Porfírio comprou uma passagem para Goiânia e nunca mais foi visto, desaparecendo com 61 anos de idade.

Fonte: Jornal O Movimento de 21 de Agosto de 1978 (página 08)

Inquérito Policial

Jornal Diário da Manhã