Geraldo Marques

memorial

da revolta de

trombas e formoso

Geraldo Marques

Nasceu no município de Pompeu em Minas Gerais, em 26 de Março de 1912. Filho de Maria Margarida e Rafael Marques, Geraldo sempre honrou os passos do pai, ao trabalhar desde menino na lida com a terra. Aos seis anos de idade já trabalhava como guia de carro de boi, aos 10 era lavrador e aos 18 anos, peão.

Em 1954, chegou à região de Formoso como membro do Partido Comunista do Brasil (PCB), acompanhado de outros três companheiros: Geraldo Tibúrcio, José Ribeiro e João Soares. O objetivo era tirar posse na região e auxiliar na organização da resistência dos posseiros.

Geraldo Marques sempre se opôs a exploração que fazendeiros exerciam sobre camponeses e conheceu bem essa realidade. Ainda em Minas Gerais, trabalhou como arrendatário, meeiro e, também, como assalariado. Ouviu falar nas terras devolutas e baratas existentes em Goiás e, em 1940, se mudou para cá.

Em 1946, ingressou no PCB e passou a entender a revolta que sentia ao ser explorado. A luta transformou-se de pessoal para política, de individual para coletiva. Foi quando ele saiu de Goiânia e foi para Colônia Agrícola de Ceres e em seguida para Formoso, sempre trabalhando para o PCB. Geraldo Marques morreu em 11 de janeiro de 1987.

Fonte: A Revolta Camponesa de Formoso e Trombas, de Maria Esperança Fernandes Carneiro.